Atenção
O atendimento presencial é feito seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Antes, ligue e tire suas dúvidas sobre denúncias e atendimento. Veja aqui os telefones.

Regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2022 é divulgado

04/05/2022 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) publicou o regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2022. O prêmio consiste na seleção dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos e alunas das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola.

Para ler o regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2022, clique aqui.

Em Mato Grosso, 15 municípios estão participando do MPT na Escola este ano. São eles: Jaciara, Diamantino, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Araguaiana, Água Boa, Gaúcha do Norte, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Várzea Grande, Cuiabá, Alta Floresta, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Cáceres. Os trabalhos selecionados na etapa municipal deverão ser inscritos na etapa estadual até o dia 15 de julho, data limite para a postagem na internet e envio pelos Correios.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade de adequação de algumas regras do prêmio previstas em regulamentos anteriores. Os trabalhos inscritos na etapa estadual serão avaliados por uma Comissão Julgadora Regional instituída pelo MPT-MT. Após essa etapa, a comissão publicará, até o dia 12 de agosto, o resultado dos vencedores e vencedoras.

O prêmio é dividido em dois grupos. O primeiro conta com alunos(as) do 4º e 5º anos do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Os trabalhos são divididos, ainda, em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Cada escola poderá inscrever até quatro trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria. Os(As) alunos(as) que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional, até o dia 2 de setembro, conforme disposições trazidas no Regulamento Nacional Unificado (Edital Prêmio MPT na Escola 2022).

Para embasamento dos trabalhos, o MPT distribuirá às escolas kits educacionais contendo pôsteres, cadernos de orientação pedagógica, revistas do MPT em Quadrinhos e jogos de tabuleiro, além de material em formato PDF sobre os temas propostos.

Projeto

As iniciativas envolvendo o MPT na Escola fazem parte do Projeto Resgate à Infância — Eixo Educação, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT —, cujo objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, por meio da divulgação dos trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos no ambiente escolar, e preparar os educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir