Reunião marca início do Projeto MPT na Escola 2022 em Mato Grosso

 O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) apresentou o cronograma de atividades e conclamou profissionais da educação estadual e municipal a aderirem ao projeto

07/03/2022 - Em reunião de apresentação do projeto, promovida pelo MPT-MT na terça-feira, 22 de fevereiro, o atual gestor da Coordenação de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Mato Grosso, procurador do Trabalho André Canuto, apresentou aos representantes de secretarias de educação o cronograma do projeto, que prevê a capacitação de multiplicadores de informação, a distribuição de material pedagógico, o debate e a produção de conteúdo nas escolas e a participação no Prêmio MPT na Escola.

Visando à ampliação do debate em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, neste ano o MPT-MT firmou parcerias com as secretarias de educação para a sensibilização dos profissionais de educação a respeito dos temas. "Temos, assim, a expectativa de ampliar o alcance do projeto na rede pública de educação", anunciou o coordenador.

O MPT-MT tem uma ação prioritária no combate ao trabalho infantil com o projeto “Resgate a Infância”, divido em três eixos: educação, políticas públicas e aprendizagem profissional. “O eixo educação, correspondente ao MPT na Escola, visa a promover o combate ao trabalho infantil por meio da educação das crianças, adolescentes e profissionais da comunidade escolar e toda a comunidade local, inclusive os pais dos estudantes. Sabemos que o trabalho infantil no Brasil ainda conta com a disseminação de mitos que dificultam a compreensão acerca dos extensos prejuízos causados às crianças e aos adolescentes”, explica.

Canuto ressalta que a exploração da mão de obra de crianças não pode ser vista como uma forma de desenvolvimento. ”O trabalho infantil precisa ser combatido desde a origem, em todos os seus efeitos. Ele não é um instrumento que favoreça nenhum tipo de desenvolvimento, seja individual, social ou econômico. A gente precisa cada vez mais se conscientizar e entender que é algo a ser combatido, atacado e destruído”, enfatiza.

Cronograma

A próxima etapa do cronograma, no dia 11 de março, será a Capacitação Nacional da Rede de Educação dos Municípios sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil e o Projeto MPT na Escola. O evento, que será transmitido via videoconferência, já se encontra com link para acesso disponível. Podem participar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do ensino fundamental.

Após essa etapa, os profissionais capacitados repassarão os conhecimentos para a rede de educação no município, e cada professor ficará responsável por apresentar o tema em sala de aula e coordenar a produção de trabalhos sobre os temas trabalho infantil (alunos do 4º e 5º anos) e aprendizagem profissional (6º e 7º anos). "A inscrição dos trabalhos feitos para participação no Prêmio MPT na Escola é facultativa, porém funciona como um importante motivador dos debates em sala de aula, sendo interessante a participação do maior número possível de escolas", observa o coordenador.

Confira o Cronograma do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação:

Publicação do Regulamento Nacional

20/01/2022

Reunião Prévia

21/02/2022

Capacitação Nacional da Rede de Educação            

11/03/2022

Inscrição para etapa Estadual        

Em data a ser divulgada 

Publicação do resultado da etapa estadual      

Em data a ser divulgada

Inscrição para etapa Nacional                       

02/09/2022

Publicação do resultado da etapa nacional     

12/10/2022

Premiação nacional

Em data a ser divulgada

Demais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3613.9100 e pelo e-mail prt23.7oficio@mpt.mp.br.

Clique aqui para ler o regulamento.

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir