Lançado o Regulamento Estadual do Prêmio MPT na Escola 2021

31/05/2021 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) publicou, na última quarta-feira, 26, o Regulamento Estadual do Prêmio MPT na Escola 2021. O prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola.

Em Mato Grosso, mais de 4 mil alunos e 191 educadores de 25 escolas municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e Diamantino estão participando do MPT na Escola este ano e poderão concorrer. Os trabalhos deverão ser inicialmente selecionados na etapa municipal, pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de cada cidade, e inscritos na etapa estadual até o dia 13 de agosto. Esta é a data limite para postagem na internet e para envio junto aos Correios.

Os trabalhos inscritos na etapa estadual serão avaliados por uma Comissão Julgadora Regional, instituída no MPT-MT, devendo o resultado dos vencedores ser publicado até o dia 3 de setembro. O prêmio é dividido em dois grupos. O primeiro conta com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Os trabalhos são divididos ainda em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Na etapa estadual, cada município poderá inscrever até 8 trabalhos por grupo, sendo admitido apenas dois por categoria. As três maiores notas em cada categoria/grupo serão premiadas com troféus e(ou) medalhas. Também serão premiados os professores-orientadores dos trabalhos vencedores que obtiveram a primeira melhor nota em cada categoria/grupo.

Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional até o dia 17 de setembro, conforme disposições trazidas no Regulamento Nacional Unificado (Edital Prêmio MPT na Escola 2021).

As iniciativas envolvendo o MPT na Escola fazem parte do Projeto Resgate à Infância — Eixo Educação, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT —, cujo objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, por meio da divulgação dos trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos no ambiente escolar, e preparar os educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Para embasamento dos trabalhos, o MPT distribuiu kits educacionais contendo pôsteres, cadernos de orientação pedagógica, revistas do MPT em Quadrinhos e jogos de tabuleiro, além de material pedagógico em formato PDF que aborda cada um dos temas propostos.

Para ler o Regulamento Estadual do Prêmio MPT na Escola 2021, clique aqui.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: Ministério-Público-do-Trabalho-em-Mato-Grosso| instagram: mptmatogrosso

Imprimir