Fepeti lança em MT a Semana Mundial do Brincar 2021; saiba como participar

25/05/2021 - O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT) lançou em Mato Grosso a Semana Mundial do Brincar, que faz parte da programação da campanha do Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil (12 de junho), sob a coordenação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Nesta edição, a Semana Mundial do Brincar, que é uma realização da Aliança pela Infância, traz como tema “Casinhas das Infâncias”. A mobilização segue até o dia 30 de maio com a proposta de valorizar as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.

Todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade (fotos e vídeos de crianças brincando, dos desenhos, jogos lúdicos e cantigas) e marcar o @fepetimt no instagram, usando as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar.

Brincar

O evento é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar. Acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). No Brasil, a semana foi incorporada ao calendário do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil.

Nesta edição, a campanha SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional, trazendo à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões que são transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

Neste momento de pandemia, contextualiza a coordenação da Aliança pela Infância, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças.

Sobre o Fepeti-MT

O Fepeti abarca questões envolvendo o enfrentamento do trabalho infantil e possui como missão “articular, sensibilizar e mobilizar as instituições governamentais, a sociedade civil, representantes dos empregadores e trabalhadores para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado de Mato Grosso”.

A visão da instituição é “ser um espaço permanente e democrático de diálogo entre governo e sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador”.

Integram o Fepeti-MT representantes de órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MT), e também da sociedade organizada.

Com informações do Fepeti-MT

Imprimir