Trabalho infantil é tema de palestra para conselheiros de Sinop e Santa Carmem

18/12/2019 - Conselheiros tutelares e suplentes eleitos dos municípios de Sinop e Santa Carmem, além de conselheiros de Direito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), receberam, na semana passada, uma capacitação sobre trabalho infantil, com exposição dos prejuízos decorrentes dessa exploração e orientações para os agentes sobre as ações a serem adotadas para fortalecer o combate à exploração da mão de obra da criança e do adolescente.

A palestra foi ministrada pela procuradora do MPT Thalma Rosa de Almeida Furlanetti e reuniu também representantes da Rede de Atendimento das cidades de Itaúba, Vera e Juara. Ao final do evento, os conselheiros receberam materiais pedagógicos produzidos pelo MPT sobre o tema, entre eles a edição nº 2 da revista MPT em Quadrinhos.

A presidente do CMDCA de Sinop, Lúcelia Ramos, falou sobre a importância da aproximação entre o Conselho Tutelar e o Ministério Público do Trabalho para promoção da melhoria de vida de crianças e adolescentes em todos os seus aspectos.

“A capacitação para Conselheiros Tutelares é primordial pois a função exige muito comprometimento e conhecimento dos direitos da infância e adolescência. A Rede de Atendimento também é peça fundamental e capacitar e desmistificar o papel do Conselho Tutelar qualifica o trabalho e atuação de todos. Especificamente sobre o trabalho infantil, é muito importante entender o que é trabalho Infantil, os danos na vida de uma criança e adolescente que expostos a esse tipo de situação, além de entender o que é permitido para o trabalho de adolescentes na condição de aprendiz”.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Foto: CMDCA/Sinop

Contato: (65) 3613-9166 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir