• Confira o funcionamento do MPT em Mato Grosso
  • Saiba como acionar o plantão do MPT em Mato Grosso
  • Cadastro de órgãos e entidades que poderão ser beneficiados com destinações do MPT em Mato Grosso
  • Coronavírus: veja aqui as notas técnicas e as recomendações do MPT
  • Ouvidoria do MPT divulga cartilha com características e informação sobre seu funcionamento

Evento em Cuiabá alerta para riscos da exploração do trabalho infantil

14/06/2022 - O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) e o Pantanal Shopping promovem, até o dia 18 de junho, a Semana de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O evento contará com um espaço para as crianças jogarem o game Futuro em Jogo, que alerta sobre drogas, importância dos estudos e riscos da exploração da mão de obra infantil, tudo isso de forma lúdica e divertida. 

O game é fruto de uma parceria entre o TRT-23, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e o Serviço Social da Indústria (SESI/MT).

Ação ocorre na semana de 12 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Além do game, os trabalhos ainda envolvem ações de marketing, com peças publicitárias espalhadas pelos canais de comunicação do shopping. Também serão distribuídos kits educativos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Os itens são formados por mochila, squeeze, caneca e cartilhas orientativas.

A abertura oficial ocorreu na segunda-feira (13.06), no estande próximo à entrada da Unic Pantanal. A gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-23. A coordenadora de Marketing do Pantanal Shopping, Daniela Rossi, pontua que a campanha busca sensibilizar sobre os malefícios da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes que, sem poderem se dedicar totalmente à infância, veem seu futuro em risco. “Exploração infantil é coisa séria. E o Pantanal Shopping se envolve em assuntos sérios, que devem ser tratados com a devida importância. Nos unimos ao TRT nesta ação para despertar a consciência sobre o tema e contribuir para evitar que as crianças sejam exploradas”, afirma.

Aprender brincando

O game Futuro em Jogo é um ‘runner’, gênero em que o personagem se desloca continuamente e precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. Ao longo da história, as crianças precisam enfrentar o vilão, que oferece álcool e cigarros e ainda obriga o personagem a vender drogas para ele.

Quando fazem boas escolhas, o personagem fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor. Se fizer escolhas ruins, o game fica mais lento e sem cor, até chegar o momento em que aparece a mensagem: ‘Escolhas ruins fecham os caminhos’.

Trabalho Infantil

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE apontam que, em 2019, 1,8 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil. Desse total, 706 mil (45,9%) atuavam em ocupações classificadas na lista TIP, de piores formas de trabalho infantil.

Os dados mais recentes de Mato Grosso (2015) apontam para cerca de 58 mil meninos e meninas entre 5 e 17 anos ocupadas (8,56% do total). O setor de agropecuária, silvicultura, pesca e aquicultura concentra 21,4% dos casos. Já o de comércio e serviço, aproximadamente 50%.

Informações: TRT-MT

 

Imprimir

Home page - slide banners

  • banner abnt
  • banner transparencia
  • banner pcdlegal
  • banner mptambiental
  • banner trabalholegal
  • banner radio
  • Portal de Direitos Coletivos