• Procuradorias

MPT obtém liminar contra empresa dona de fazenda atingida pelas queimadas que assolaram o Pantanal em 2020

Um trabalhador que estava combatendo o incêndio morreu após ter praticamente 100% do corpo queimado

02/02/2021 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve, no dia 27 de janeiro, uma liminar em face da Agropecuária Grendene Ltda. A decisão obriga a empresa a adotar medidas de segurança em casos de incêndios e fixa multa de R$ 100 mil pelo descumprimento. No dia 6 de setembro de 2020, um trabalhador chamado Luciano da Silva Beijo teve quase 100% do corpo queimado enquanto combatia o fogo que se alastrava pela Fazenda Ressaca, às margens da BR-070, na Serra do Facão, em Cáceres.  O zootecnista faleceu três dias depois, aos 35 anos de idade, deixando esposa e duas crianças.  

Continue Lendo

Imprimir

Acordo estabelece melhorias nas condições de trabalho dos coletores de lixo de Cuiabá

Além das adequações na estrutura, empresa que presta o serviço concordou em pagar 100 mil reais pelo descumprimento de normas de saúde e segurança

06/02/2020 - A Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo domiciliar de Cuiabá, firmou acordo, na Justiça do Trabalho, comprometendo-se a cumprir 11 pontos relacionados a melhorias das condições sanitárias e de segurança de seus garis e demais empregados.

Continue Lendo

Imprimir

MPT em Mato Grosso realiza evento "Perspectivas de Gênero, Raça e Diversidade e suas Interseccionalidades"

07/11/2019 - O MPT em Mato Grosso realizou na última segunda-feira, 4, no auditório de sua Sede, em Cuiabá, o evento "Perspectivas de Gênero, Raça e Diversidade e suas Interseccionalidades - Diálogo e Conscientização", com o objetivo de fomentar a integração, a conscientização e a atuação colaborativa, visando à máxima efetividade dos direitos sociais, em especial em seu âmbito interno.

Continue Lendo

Imprimir

Documentário “As recicláveis” destaca a necessidade de contratação de cooperativas de catadores

09/07/2019 - No início deste mês, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou o documentário “As recicláveis”, que aborda a questão da gestão de resíduos sólidos no Brasil e temas como o dia a dia dos catadores, o cotidiano das cooperativas de recicláveis e como as cidades gerenciam o lixo produzido. O objetivo do documentário é a conscientização dos gestores públicos da possibilidade de contratação de associações e cooperativas de reciclagem para uma solução mais efetiva na gestão de resíduos.

Continue Lendo

Imprimir