Estudantes da rede pública municipal de Educação serão premiados pelo Projeto MPT na Escola

O evento será on-line, nesta quinta-feira (7), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana

07/07/2022 - A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quinta-feira (7), às 14h, telepresencialmente, a solenidade de entrega da premiação do Projeto MPT na Escola. O projeto é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende 2 mil estudantes do 4º ao 7º Anos do Ensino Fundamental, além de 84 professores, com apoio de gestores escolares de 10 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

A edição 2022 do MPT na Escola teve início em janeiro, com os primeiros contatos com o Ministério Público, reuniões, assinatura dos termos de adesão e elaboração do Plano Municipal. A partir de março, após o lançamento oficial do projeto, foram iniciadas as ações, que envolveram formações para os profissionais e compartilhamento de material pedagógico disponibilizado pelo MPT para o planejamento dos professores em sala de aula.

O coordenador municipal do MPT na Escola, assessor pedagógico da Coordenadoria Técnica de Ensino, professor Edmilson Marques de Moraes, acompanhou as ações nas unidades participantes e explicou que a premiação marca o encerramento da etapa municipal do projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos nas quatro modalidades, sobre os temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. A premiação valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil, além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências. Todos devem se considerar premiados pelas ações realizadas em 2022 durante a execução do projeto”, destacou. Além da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, todos participantes irão receber certificados.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares das categorias Poesia, Conto, Desenho e Música. Conforme o regulamento, os primeiros lugares de cada uma das categorias participarão da etapa estadual do projeto.

A premiação é dividida em dois grupos: o primeiro grupo para estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental (meninice e puberdade), com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, para estudantes dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (puberdade e adolescência), sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Programação

O evento de premiação contará com a palestra “A Escola Cuiabana no Combate ao Trabalho Infantil e do Adolescente”, com a Prof.ª Ms. Zileide Lucinda dos Santos.

Projeto

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate à Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas.

O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Acompanhe a premiação ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube: https://bit.ly/3P6P5lH

Informações: Maria Barbant | Prefeitura de Cuiabá

Imprimir