MPT, Justiça do Trabalho e parceiros promovem webinar sobre saúde mental no dia 5 de maio

30/04/2021 - O aumento de casos de doenças psíquicas em trabalhadores urbanos e rurais em meio à pandemia da Covid-19 é o foco do webinar ‘Saúde Mental’, que será realizado na próxima quarta-feira (05), às 13h30 (horário de Cuiabá). A programação virtual será transmitida pelo canal no youtube da Escola Judicial do Tribunal.

O evento é realizado pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Superintendência Regional do Trabalho e o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente do Trabalho Equilibrado como Componente do Trabalho Decente (GPMAT), da Universidade Federal de Mato Grosso. Conta, ainda, com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).

O webinar vai contar com a participação da professora do curso de Direito da UFMT e pesquisadora do GPMAT, Carla Leal, que vai expor ‘Os reflexos dos agrotóxicos na saúde mental dos trabalhadores rurais’. Também participam a juíza do Trabalho do TRT da 13ª Região (PB) Mirela Cahú, que falará sobre como conciliar home office, pandemia e saúde mental, e os psicólogos Luís Leão (professor da UFMT) e Stefany de Paula (Procuradoria Geral do Trabalho).

A mediação do evento ficará a cargo do juiz titular da Vara do Trabalho de Juína, Adriano Romero.

Abril verde

O webinar ocorre no contexto do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, e do Abril Verde, campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no ambiente laboral que, este ano, teve como foco a saúde mental dos trabalhadores.

O assunto ganhou destaque durante da pandemia de Covid-19. A pandemia gerou grandes mudanças de rotina, isolamento, medo e, para muitos, a perda do emprego e renda. Foi nesse contexto que o Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, elegeu, para o biênio 2020-2022, o tema "Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”.

Em 2021, as ações de prevenção tiveram como foco também a atuação conjunta de empresas, trabalhadores e sociedade em prol de um ambiente de trabalho mais seguro para todos

Serviço:

O que: Webinar Saúde Mental

Quando: 05 de maio, às 13h30 (horário local)

Transmissão: Página da Escola Judicial do TRT/MT no YouTube (youtube.com.br/ejudtrt23)

Informações: Fabyola Coutinho | TRT-MT

Imprimir