Iluminação laranja do MPT-MT é alerta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

11/05/2023 - O edifício-sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) receberá, de 12 a 19 de maio, uma iluminação especial na cor laranja para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece na próxima quinta-feira, 18. A data foi criada em memória à menina Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973, em Vitória (ES). O caso ficou conhecido como “Caso Araceli”. A cor laranja foi adotada em alusão à flor gérbera, cuja fragilidade simboliza a vulnerabilidade da criança.

A iluminação especial, solicitada pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, integra a campanha Maio Laranja, cujo objetivo é alertar a sociedade para a sua responsabilidade em relação à proteção de crianças e adolescentes e para a necessidade de adotar medidas preventivas contra o abuso e a exploração sexual.

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou, em maio do ano passado, que 18,6% das denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes estavam ligadas a situações de violência sexual.

Para denunciar casos de abuso e exploração infantil, ligue para Disque 100.

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT 30 ANOS
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir