MPT-MT recebe presidente de sindicato e vereador de Sorriso

30/03/2023 - O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), Danilo Nunes Vasconcelos, reuniu-se, no início de março, com representantes de uma entidade sindical mato-grossense ligada ao turismo e com uma personalidade do cenário político de Sorriso. Os encontros aconteceram na Sede da Procuradoria do Trabalho da 23ª Região (PRT23), em Cuiabá.

No dia 7 de março, Vasconcelos recebeu a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur/MT), Susy Miranda Córdova, e a guia de turismo Nataly Aparecida Carvalho Neves Linhares, acompanhado do procurador regional do Trabalho Iros Reichmann Losso e da coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de Mato Grosso (Cetrap-MT), Roberta de Arruda Chica Duarte.

Na oportunidade, Córdova relatou que o sindicato tem sido acionado com frequência em razão de estrangeiros(as), com visto provisório, estarem supostamente exercendo funções de guia de turismo de forma irregular, sem visto de trabalho e sem cadastro no Sistema dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastrur), do Ministério do Turismo. “Minha preocupação é tanto com a responsabilidade no exercício da profissão, que fica prejudicada, quanto com o fato de os profissionais devidamente cadastrados estarem ficando sem trabalho”, ressaltou.

Na sequência, os procuradores discorreram sobre as atribuições do MPT em relação ao quadro apresentado e determinaram que as irregularidades relatadas fossem devidamente comunicadas aos órgãos competentes. Orientaram, ainda, que fosse dada ciência da questão à secretaria-adjunta de Turismo, órgão de fiscalização do exercício profissional de guia de turismo no estado.

Já em 8 de março, o vereador de Sorriso Leandro Carlos Damiani (PSDB), atualmente ocupante da cadeira do deputado estadual Carlos Avallone Junior (PSDB), reuniu-se com o procurador-chefe para debater melhorias nas condições de trabalho de funcionários(as) terceirizados(as) que prestam serviços para a prefeitura de Sorriso. “Sabemos da importância desses trabalhadores que fazem parte do quadro do poder público indiretamente, pois são contratados por empresas terceirizadas e atuam em vários setores”, declarou Damiani.

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT 30 ANOS
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir