Edição 2023 do Projeto MPT na Escola reúne 1,7 mil estudantes do Ensino Fundamental

Lançamento será na quarta-feira (22), às 14h, durante evento on-line com palestra sobre o combate ao trabalho infantil e do adolescente

20/03/2023 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá lança, nesta quarta-feira (22), às 14h, durante evento on-line transmitido pelo Zoom, a edição de 2023 do Projeto MPT na Escola. A cerimônia contará com palestra do procurador do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e coordenador regional da a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), André Canuto.

Participarão do lançamento gestores da SME, profissionais da educação, estudantes e famílias das crianças e adolescentes de 12 unidades da rede pública municipal de ensino inscritas no projeto. O MPT na Escola é uma iniciativa do MPT em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e visa a promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do trabalhador adolescente.

No total, 1.750 estudantes do 4º ao 7º anos e 108 professores estarão envolvidos nas ações. A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do que vem sendo desenvolvido nas unidades educacionais. “Todo esse trabalho tem um olhar pedagógico no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, com a introdução de temáticas na Proposta Pedagógica e no Currículo das Unidades Educacionais da Escola Cuiabana. Dessa forma, incentivamos, num trabalho interdisciplinar, através da leitura, da escrita, das habilidades artísticas nas áreas do conhecimento, a formação integral e humana dos estudantes conscientizando as crianças e adolescentes ao combate e erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente."

O coordenador municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, explicou que o projeto é baseado no trabalho colaborativo dos órgãos envolvidos, equipes gestoras, professores, estudantes e famílias. “O projeto envolve uma série de ações que buscam o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e das políticas de erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente."

Unidades participantes

Participam da edição de 2023 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC). São elas: EMEBC Novo Renascer; EMEB Prof.ª Tereza Lobo; EMEB José Luís Borges Garcia; EMEB Floriano Bocheneki; EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira; EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva; EMEB Nossa Senhora Aparecida; EMEBC Nova Esperança; EMEBC Prof.ª Hilda Caetano de Oliveira Leite; EMEBC Dr. Estêvão Alves Corrêa; EMEB Osmar Cabral; e EMEB Senador Darcy Ribeiro.

O MPT na Escola faz parte do projeto estratégico nacional Resgate a Infância, desenvolvido pela Coordinfância, com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. O objetivo é por meio da informação prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Concurso

Uma das ações do projeto é a realização do Prêmio MPT na Escola, por meio do qual são selecionados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino participantes de todo o Brasil. O concurso passa pelas etapas municipal, estadual e nacional, todas eliminatórias.

O prêmio é dividido em dois grupos: o primeiro conta com alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente. Além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes, também valoriza a dedicação dos educadores envolvidos no projeto.

Em Cuiabá, os professores sob a orientação da Equipe Gestora (36 membros) e da coordenação municipal do projeto já estão trabalhando na elaboração e produção das atividades com os estudantes nas categorias Poesia, Conto, Desenho e Música.

Serviço

Lançamento do Projeto MPT na Escola e do Plano Municipal

Data: 22/03, via Zoom

Horário: 14 horas

Palestra: MPT na Escola – Combate ao Trabalho Infantil - André Canuto, procurador do MPT-MT

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Imprimir