TRT, MPT e Amatra firmam parceria para realização da Corrida do Trabalho 2023

31/01/2023  O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, o Ministério Público do Trabalho e a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-23) firmaram, na última quinta-feira, 26, um termo de cooperação para realização da 4ª edição da Corrida do Trabalho. O documento instituiu uma comissão para organização do evento, que vai discutir a importância do Jovem Aprendiz, programa que proporciona a inserção correta de pessoas entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.

O lançamento foi conduzido pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Barrionuevo, após a primeira sessão do Tribunal Pleno do ano.

A 4ª edição da Corrida do Trabalho será um importante canal para divulgação do programa de aprendizagem, segundo a juíza Eleonora Lacerda, que faz parte da comissão organizadora. “Muitas empresas não sabem que são obrigadas a ter um mínimo de pessoas menores trabalhando como aprendizes. Vamos trazer os aprendizes para correr também e eles vão ter inscrição gratuita! Vai ser um evento muito legal para trabalharmos juntos."

Conforme o termo de compromisso assinado, a Amatra-23 é a responsável financeira pelo evento. A presidente da entidade, juíza Dayna Lannes, é uma entusiasta da Corrida do Trabalho. “A associação se sente honrada em ser parceira desse projeto que é tão importante para a sociedade e tem o prestígio de carregar o nome do TRT e do MPT”.

O procurador-chefe do MPT/MT, Danilo Vasconcelos, destacou a importância das parcerias entre as instituições para promover o trabalho decente e a dignidade dos trabalhadores na região. “O MPT agradece a parceria e está sempre disposto a promover os temas mais sensíveis da nossa atuação prioritária, como o combate ao trabalho infantil e o incentivo à aprendizagem, uma importante política social de inserção do jovem no mercado de trabalho."

Corrida do trabalho

A 1ª Corrida do Trabalho foi realizada em 2016 com o tema Trabalho Seguro. Desde então, o evento entrou para o calendário de corridas de rua de Cuiabá. A iniciativa foi idealizada para estimular a prática de esportes físicos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida de empregados e empregadores, além de divulgar temas importantes para toda a sociedade.

Com o tema “Diga não ao trabalho infantil", a 2ª edição do evento foi realizada em 2018 e buscou alertar sobre os perigos da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. A 3ª edição, em 2019, levou o mote “Correndo por mais Justiça e Cidadania”. O tema foi ao encontro do anseio social de fortalecimento do sistema de justiça e da luta pela garantia de direitos.

As corridas do trabalho são realizadas sempre em 1º de maio, Dia do Trabalho. Conta com diversas provas e uma etapa kids. A comissão organizadora do evento vai divulgar, em breve, informações detalhadas sobre percurso e inscrições.

Coordenação de Comunicação Social ∣ TRT-MT
Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso
65 3648-4000 ∣ www.trt23.jus.br

Imprimir