MPT e Justiça do Trabalho fazem visita institucional à Casa do Adolescente Sagrada Família, em Rondonópolis

Objetivo foi verificar a aplicação das destinações feitas para construção da nova sede da entidade

23/09/2022 - A procuradora do Trabalho Alice Almeida Leite, da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Rondonópolis, e a juíza do Trabalho Karina Correia Marques Rigato, da 3ª Vara do Trabalho da cidade, realizaram uma visita institucional à Casa do Adolescente Sagrada Família (CASF), a fim de verificar o andamento da construção da nova sede e a possibilidade de realização de novas destinações para conclusão da obra. A Casa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município, localizado a 160 km da Capital.

 

A entidade vem sendo contemplada com destinações do MPT e da Justiça do Trabalho desde 2016. Os valores destinados são oriundos de inquéritos civis e ações civis públicas. Para a construção da sede própria, foram investidos, de 2018 até agora, mais de R$ 877 mil. Todavia, o valor ainda não foi suficiente para permitir a finalização do projeto.

“Ainda não estamos funcionando na sede própria, estamos captando mais recursos para concluir. Concluímos a primeira fase – seis salas, cinco banheiros, recepção e sala de diretoria/coordenação. Estamos captando recursos para concluir a segunda fase, que é a cozinha e o refeitório. A primeira fase foi feita com as destinações que recebemos [do MPT e da Justiça do Trabalho]. Agora estamos recebendo mais doações para concluir e temos certeza de que até final do ano estaremos lá [na nova sede]”, explica Rosângela Ramos Duarte, coordenadora Pedagógica. “Em palavras é impossível exprimir tamanha satisfação, sensação de dever cumprido, de realização que sentimos ao ver cada etapa sendo construída”, sublinha.

Ela conta que é antigo o sonho da sede própria. “Há 31 anos sonhamos com um espaço próprio, adequado, com acessibilidade, conforto, pois o espaço que ora ocupamos é cedido pela Diocese. Somos gratos por tantos anos desfrutando o espaço, todavia já não dá mais para continuar, pois toda a estrutura física e elétrica está comprometida. Então essa destinação é a realização desse sonho”, ressalta.

A procuradora do Trabalho Alice Almeida Leite contextualiza que a visita serviu não apenas para verificar a aplicação dos recursos resultantes da atuação judicial e extrajudicial do MPT, mas também para avaliar o novo pedido feito pela entidade para término da construção. "O novo projeto apresentado foi aprovado por tratar-se de instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo levar educação e cultura às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Novas destinações serão realizadas conforme a disponibilidade de recursos."

 

A entidade

A Casa do Adolescente Sagrada Família (CASF) funciona há 31 anos. Hoje, está sendo construída na Av. Valter Farias Ribeiro, 1093, Quadra 253, Lote 1/5, Bairro Parque Sagrada Família, em Rondonópolis/MT. Trata-se de associação sem fins lucrativos que atende atualmente 100 crianças e adolescentes carentes entre 06 e 15 anos, fornecendo alimentação, oficinas de música, dança, teatro e cinema, além de apoio psicopedagógico e aulas de inglês, espanhol e robótica. “Além de acolher, também preparamos para o mercado de trabalho. Acreditamos que a educação e o conhecimento podem transformar vidas. Temos mais de 600 jovens inseridos no mercado de trabalho”, finaliza Rosângela.

Referências:
ACP 0000169-61.2017.5.23.0022
ACP 0000228-28.2012.5.23.0021
IC 000114.2020.23.001/4
IC 000101.2005.23.001/0

 

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

 

 

Imprimir