MPT participa de capacitação técnica sobre combate ao trabalho infantil em Sinop

21/06/2022 - Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop promoveu, na tarde da última quarta-feira, 14, uma capacitação técnica sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A capacitação, voltada a técnicos de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e profissionais da área da Saúde e Educação, ocorreu no auditório do Previ Sinop e contou coma participação virtual do procurador do Trabalho André Canuto, coordenador regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT em Mato Grosso.

O treinamento teve como objetivo aprimorar as ações de identificação e enfrentamento do trabalho infantil em Sinop. “Esse é um tema que merece e precisa da nossa atenção. Na Assistência Social lidamos diariamente com esses casos, e é de fundamental importância que saibamos identificar cada um deles, além de encaminhar para a resolução desse problema e atuar em rede para promover a prevenção do trabalho infantil”, pontuou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.

O (PETI) é a principal política pública para erradicação do trabalho infantil vigente no país. A técnica de referência do programa e servidora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Simone Garcia, elogiou a equipe de Sinop e o trabalho desenvolvido no município. “É muito importante que um município que já é referência na prevenção e combate ao trabalho infantil, como Sinop, continue buscando capacitação e ampliando o programa”, ressaltou.

As denúncias de trabalho infantil podem ser realizadas no Ministério Público do Trabalho, pelo site www.mpt.mp.br ou pelo App MPT Pardal, pelo Disque 100 e diretamente no Creas, Conselho Tutelar e Delegacia Especializada de cada municípios.

Informações e fotos: Ana Paula dos Santos | Prefeitura de Sinop

 

Imprimir