IFMT começa a fazer diagnóstico de Covid-19 na segunda; TRT e MPT destinaram recursos

29/05/2020 - Após receber 117,7 mil reais para aquisição de equipamentos e kits para realizar testes do novo coronavírus (covid-19), o campus Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) irá começar a fazer a checagem da população na segunda-feira. A destinação dos recursos foi aprovada pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, formado pela Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT) e OAB.

Os exames serão feitos por uma equipe de professores da área de bioquímica e biotecnologia do campus. O diretor geral da unidade, Deiver Teixeira, explicou que o laboratório irá receber as amostras da Secretaria de Saúde de Cuiabá para realização de teste diagnóstico, o que vai contribuir para que a divulgação seja mais rápida.

Segundo o diretor, o laboratório de biotecnologia possui, no momento, 5 mil kits disponíveis para análise da covid-19, podendo ser ampliados se houver interesse da Administração Pública ou outras parcerias. Ele explica que as análises serão feitas no “padrão ouro”, com laudos fornecidos após 24 e 48 horas, dentro do sistema do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen/MT).

Os materiais adquiridos com a destinação de recursos foram muito importantes tanto para a população quanto para aumentar a qualidade do ensino no IFMT, afirmou o diretor. “Agora estamos prontos para atender a sociedade como servidores públicos. E a estruturação dos laboratórios será ainda essencial nas pesquisas realizadas pela instituição”, avaliou.

Além da destinação do judiciário trabalhistas e MPT, o laboratório do IFMT campus Bela Vista contou ainda com recursos investidos pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Comitê

O Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas atua fazendo a gestão e a destinação, a projetos e ações sociais, de recursos oriundos de condenações em ações civis públicas e execução de termos de ajustamento de condutas que tramitam na Justiça do Trabalho em Mato Grosso.

A destinação segue as recomendações publicadas pela Corregedoria do TRT de Mato Grosso e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ambos os órgãos orientaram para que valores disponíveis para a promoção de ações afirmativas sejam liberados prioritariamente para medidas de combate ao vírus causador da covid-19.

Com informações do TRT-MT

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso | instagram: mptmatogrosso

Imprimir