Semana do Meio Ambiente: Rondonópolis recebe feira agroecológica

08/06/2017 - Aproveitando as mobilizações da Semana do Meio Ambiente, acontece amanhã (9), a partir de 8 horas, na Praça dos Carreiros, em Rondonópolis, a Feira Agroecológica “Bioma Amazônia – Cuidar para não acabar”. O evento conta com apoio de vários parceiros que compõem o Fórum de Luta Contra os Impactos dos Agrotóxicos na Região Sul de Mato Grosso, incluindo o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A abertura ocorre com o “Café Natural da Roça e Solidário”, seguido de várias palestras, dentre elas: “Bioma Amazônia”, “Problemas causados pelo uso de agrotóxicos” e “Risco da indústria química de agrotóxicos para Rondonópolis e região”. No local também ocorrerá a exposição de produtos orgânicos, livres de veneno, oriundos da agricultura familiar.

Haverá, ainda, a entrega de premiação a alunos da Escola 14 de Agosto, que participaram de um concurso de redação, e apresentação da fanfarra do Projeto Ambiental Mirim (Proeam). A programação da feira continua no período da tarde, com palestra a estudantes da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (Eemop).

O evento termina com uma palestra aberta ao público, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no auditório do campus de Rondonópolis, a partir de 19 horas.

De acordo com a procuradora do Trabalho Vanessa Martini, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos do consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos. "Os eventos são uma forma de divulgação dos riscos da indústria química que tenta se instalar na cidade, bem como para conscientização sobre os riscos dos agrotóxicos para saúde do trabalhador e do consumidor", ressalta.

Agrotóxicos

Estudos produzidos pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, compilados no Dossiê Abrasco, apontam o Brasil como sendo o país que mais consome agrotóxicos no mundo, posição que ocupa desde 2009. Em março deste ano, a Revista Problemas Brasileiros, repercutindo esses dados, divulgou que são consumidos, em média, 7 litros de veneno por habitante a cada ano. 

Programação

07:00 – Montagem das barracas

08:00 – Café Natural da Roça e Solidário

09:00 – Mística Amazônia: cuidar para não acabar

09:30 -  Palestra introdutória ‘Bioma Amazônia’

10:40 – Palestra ‘Problemas causados pelo uso dos agrotóxicos’

12:00 -  Continuidade da feira

13:50 – Palestra na Escola EEMOP com integrante do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos com o tema ‘Risco da Indústria Química de Agrotóxicos para Rondonópolis e Região’

19:00 – Palestra na UFMT com integrantes do Fórum sobre “Risco da Indústria Química de Agrotóxicos para Rondonópolis e Região’

Foto de capa meramente ilustrativa. Créditos: Unicentro 

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9160 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir