MPT destina cerca de R$ 177 mil para a Força Tática da Polícia Militar de Rondonópolis

15/12/2020 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) destinou cerca de R$ 177 mil para o Comando de Ação Rápida (CAR), pelotão que integra a 14ª Companhia Independente de Força Tática da Polícia Militar de Rondonópolis (14ª CIPM-FT), município localizado a 215,9 km de Cuiabá. O valor será empregado na compra de quatro motocicletas, com kit plotagem e adesivagem e de 72 fardamentos para os policiais que atuam no patrulhamento.

A aquisição visa melhorar o trabalho da maior unidade de policiamento especializado em motocicletas do estado. O CAR, que conta com 30 policiais especializados em motopatrulhamento tático, atua como importante instrumento de apoio ao policiamento ordinário de Rondonópolis e como grupo de intervenção em ocorrências de maior complexidade.  

O pelotão já participou de cursos operacionais realizados pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas (ROTAM) da PM-MT, em Cuiabá, e pelo Batalhão de Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), ambos referências nacionais em patrulhamento tático. 

De acordo com a justificativa apresentada no projeto, “com motocicletas mais robustas, novas e equipadas adequadamente, os policiais que laboram na atividade especializada contarão com maior proteção da sua integridade física e terão em suas mãos ferramentas mais adequadas para que empreguem seus conhecimentos enquanto especialistas em moto patrulhamento tático”. 

No projeto, o tenente-coronel PM Gleber Cândido Moreno, comandante da 14ª CIPM-FT, ressalta que a destinação fortalecerá o CAR. “O motopatrulhamento tático mostra-se essencial no aumento do impacto ostensivo preventivo de policiamento em decorrência da maior mobilidade e agilidade em deslocamentos rápidos”.  

A procuradora do MPT Louise Monteiro Gagini esclarece que a destinação realizada pelo MPT decorre da forte atuação do órgão na região de Rondonópolis visando à segurança pública da população. Além disso, as novas motocicletas também propiciam maior segurança e proteção dos policiais envolvidos no moto patrulhamento tático. O valor é resultante do pagamento de multas extrajudicialmente em razão de descumprimentos de Termos de Ajuste de Conduta. 

IC 000101.2005.23.001/0 

IC 000135.2011.23.001/4

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebookMPTemMatoGrosso | instagrammptmatogrosso

Imprimir