Destinação contribui para segurança de bombeiros e combate a incêndios na região de Alto Araguaia

09/11/2020 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e Justiça do Trabalho destinaram, no último mês, R$ 27.249,00 para o Núcleo de Bombeiro Militar de Alto Araguaia, ligado ao II Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do estado, para compra de materiais e equipamentos que vão contribuir para o combate a incêndios florestais. O valor corresponde à execução de multas pelo descumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

De acordo com o projeto, a escassez de chuva, que ocasiona o aumento da temperatura e deixa a vegetação mais seca, pode intensificar a ocorrência de incêndios, tornando necessário maior investimento para combater as queimadas. “Além disso, durante a pandemia da Covid-19, doença que também atinge o sistema respiratório, o Corpo de Bombeiros busca amenizar o agravamento dessa e de outras doenças respiratórias devido à fumaça produzida pelos incêndios florestais”, explica o 2° Sargento BM Roberto Tadeu de Lima, comandante do NBM de Alto Araguaia. “Este problema atinge principalmente idosos e crianças. Além dos problemas respiratórios no ser humano, os incêndios, se não controlados, atingem a fauna, flora e a agricultura”, acrescenta.

Serão adquiridos capacetes de combate a incêndio, sopradores e bombas costais, máscaras de proteção, luvas em couro, motosserra, roçadeira, queimador pinga-fogo, esguicho regulável, entre outros. “O projeto, que é voltado às áreas da saúde e segurança, possui inegável relevância social e atende os objetivos do art. 13 da Lei de Ação Civil Pública, que é a recomposição dos bens lesados”, pontua o MPT.

Inaugurada em julho de 2018, a unidade conta com efetivo de 15 bombeiros militares e atende a ocorrências de busca, salvamento, combate a incêndio, captura de animais, atendimento pré-hospitalar e serviços técnicos, promoção de projetos sociais como o ‘Bombeiros do Futuro’ e realização de palestras. Além de Alto Araguaia, o Núcleo atua em outros quatro municípios mato-grossenses - Alto Taquari, Alto Garças, Ponte Branca e Araguainha, bem como em casos de emergência registrados em Santa Rita do Araguaia, Goiás (divisa com Mato Grosso).

“A modernização dos equipamentos busca aumentar a rapidez para que não haja demanda reprimida de combate a incêndios. Os equipamentos solicitados se juntam a outros já existentes para a proteção individual e utilização de técnicas de combate direto e indireto ao fogo. Com esta longa temporada de incêndios florestais que estamos passando, ocorre grande desgaste nos equipamentos. Por isso, adquirir equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar só irá tornar o serviço prestado mais seguro (tanto para as vítimas quanto para os bombeiros), célere e eficaz”, salienta o comandante.

O Núcleo Bombeiro Militar de Alto Araguaia já havia recebido, em novembro de 2019, R$ 49.610,00 para aquisição de outros equipamentos de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e auxílio comunitário, como compressores elétricos, sopradores e macas. “A destinação de recursos tem trazido grande evolução na capacidade operacional e segurança dos militares no atendimento às ocorrências. A aquisição dos equipamentos aumentou a capacidade da unidade em atender ocorrências de combate a incêndio urbano, incêndio florestal, incêndio veicular, resgate, outros salvamentos. Desse modo, os bombeiros militares podem prestar um serviço de maior qualidade à população, prezando pela segurança das vítimas e dos socorristas”, conclui.

ExTAC 0000362-74.2016.5.23.0131

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebookMPTemMatoGrosso | instagrammptmatogrosso

Imprimir