MPT e Justiça do Trabalho fazem destinação para associação que atende pessoas com deficiência em Alto Araguaia

04/11/2020 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e a Justiça do Trabalho destinaram recentemente cerca de R$ 5 mil para Associação de Equoterapia e Equitação Equoamigos de Santa Rita do Araguaia, que atende gratuitamente pessoas com deficiência do município de Alto Araguaia, a 421 km de Cuiabá.   

O valor destinado será empregado para compra de materiais necessários à retomada gradual das atividades dos atendimentos terapêuticos presenciais, de acordo com os protocolos e orientações dos órgãos de saúde, a fim de evitar a proliferação da Covid-19.

“Nesse primeiro momento não serão atendidos os praticantes do grupo de risco, até que a pandemia tenha cessado. Serão atendidos praticantes que tenham controle de tronco e que possam desenvolver atividades do 2º e 3º programa da Equoterapia, que são os programas de educação e reeducação e pré-esportivo”, explica a presidente da Associação Equoamigos e coordenadora do Centro de Equoterapia, Renata Cristina Resende Irigaray, no projeto.

Apesar de estar localizada na cidade de Santa Rita do Araguaia, no estado de Goiás, a associação faz fronteira com Alta Araguaia. Dessa forma, muitos alunos atendidos pelo projeto são do município mato-grossense.

Com essa destinação, a entidade vai adquirir 500 luvas descartáveis, 500 máscaras descartáveis, 15 máscaras face shield25litros de álcool em gel 70% em frascos, 15 litros de álcool em gel em galões (para assepsia do ambiente)50 litros de hipoclorito de sódio, uma bomba (pulverizador) manual costal, um termômetro infravermelho, 20 óculos de segurança e 30 aventais cirúrgicos.  

O Centro de Equoterapia desenvolve um programa terapêutico e educacional com a utilização de cavalos, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A atividade trabalha todo o corpo e contribui para o aprimoramento do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação motora, estímulo da sensibilidade tátil, visual e auditivamelhoria do tônus muscular, além de novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. 

“A aquisição do material necessário para a prevenção do contágio pelo coronavírus é de extrema importância para desenvolvimento das atividades do Centro, com segurança. O Centro de Equoterapia necessita de materiais de atendimento adequados nesse momento crítico, pela qual a sociedade está passando. Portanto, as parcerias são imprescindíveis para que o planejado realmente se efetive”, salienta a presidente

“Por fim, certamente o Programa Equoterapia por si só não conseguirá resolver todos os desafios inerentes à inclusão de pessoas deficientes na sociedade. Contudo, o conjunto de ações do programa e trabalhos desenvolvidos por instituição educacional e de saúde contribuirá para que os resultados sejam mais significativos”, acrescenta. 

Após manifestação do MPT, o juízo da Vara do Trabalho de Alto Araguaia concordou com a destinação dos recursos, que são oriundos da execução de um acordo extrajudicial.

Anteriormenteentidade já havia sido beneficiada com o valor de R$ 9.292,60 para aquisição de materiais de manutenção de expediente equoterápicoSegundo o MPTo projeto apresentado possui inegável interesse social, além de seguir a Recomendação Conjunta n° 1, de 20 de março de 2020, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que dispõe sobre a priorização de reversão de recursos decorrentes da atuação finalística do Ministério Público para o enfrentamento da Covid-19.

ExTAC 0000362-74.2016.5.23.0131 

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebookMPTemMatoGrosso | instagrammptmatogrosso

Imprimir