MPT faz destinação para IFMT produzir protetores faciais que serão doados a profissionais de saúde de Mato Grosso

Com a destinação, o MPT-MT já soma mais de 7 milhões doados para o enfrentamento à Covid-19 no estado

08/05/2020 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) destinou o montante de R$ 24 mil ao Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMT), Campus de São Vicente (unidade de Campo Verde), para custear o projeto de produção de 1.500 unidades de protetores faciais (Face Shield) para distribuição a profissionais envolvidos no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus em Mato Grosso.

O projeto engloba também a aquisição de mais uma máquina router de corte a laser para o laboratório de produção de Campo Verde, a fim de ampliar a capacidade de fabricação dos protetores faciais e distribuí-los rapidamente, bem como a aquisição de insumos necessários.

Os recursos destinados pelo MPT são oriundos de três inquéritos civis em andamento contra empresas que descumpriram a legislação trabalhista. Outras iniciativas de combate ao coronavírus estão sendo empreendidas em todo o Brasil, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços públicos de saúde, considerando o aumento do número de casos de pessoas infectadas e a limitada capacidade hospitalar.

No projeto apresentado pelo IFMT, é relatado que, devido à pandemia do novo coronavírus, alguns equipamentos hospitalares, produtos de higienização e de proteção individual estão em falta no mercado e que, por ser um problema mundial, a capacidade de produção não tem sido suficiente para atender a essa demanda.

“O projeto proposto tenta minimizar a falta do equipamento de proteção individual para proteção facial realizando a impressão deste item pelo método de prototipagem rápida por meio de router laser e impressora 3D. O projeto original de onde baseamos a proposta está em execução na República Tcheca e já forneceu mais de 65 mil protetores faciais para os profissionais de saúde e outras 80 mil já foram solicitadas para esse momento de crise”.

De acordo com a procuradora do Trabalho Louise Monteiro Gagini, a prioridade é fornecer os protetores para as secretarias e unidades públicas de saúde, como hospitais, socorristas e bombeiros. “Espera-se com a execução desse projeto oferecer um equipamento de proteção a mais para os profissionais que estão na frente da batalha contra essa pandemia. Trata-se de projeto regional e possui inegável relevância social, pois irá aumentar a proteção dos profissionais da saúde a agentes patógenos, em especial àqueles que irão tratar diretamente a população acometida por complicações decorrente do novo coronavírus (Covid-19)”, explicou.

O projeto terá três meses de execução. Na primeira fase, em que foram produzidos 850 protetores faciais, o IFMT utilizou recursos próprios e conseguiu distribuir as unidades para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, o Hospital Coração de Jesus de Campo Verde, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, a Policlínica de Cuiabá, a UTI Santa Casa de Cuiabá, a Polícia Militar de Campo Verde, o Corpo de Bombeiros de Campo Verde, o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado do Mato Grosso.

IC 000271.2012.23.001/9

IC 000222.2016.23.001/0

IC 000394.2018.23.001/7

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso | instagram: mptmatogrosso

Imprimir