Participantes do MPT na Escola são premiados em Sarau

Estudantes também prestigiaram o lançamento de desenho da série MPT em Quadrinhos

18/07/2019 - Nos dias 12 e 13 de julho, foi realizada a IV Edição do Sarau das Artes e da Culinária Típica de Juína. No evento foram montadas tendas com comidas típicas e realizadas atividades lúdicas e de leitura, e exposição de artesanatos. Até uma árvore com 3 mil doces foi montada para a alegria da criançada.

O Sarau também contou com a premiação dos trabalhos feitos por estudantes de escolas públicas que participaram do projeto MPT na Escola. Este ano, o tema foi “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil". As produções literárias, artísticas e culturais, inscritas nas categorias conto, poesia, música e desenho, e produzidas por crianças e adolescentes do 4º, 5º, 6º e 7º, foram expostas durante todo o evento. Os classificados em primeiro lugar ganharam tablets. Também foram entregues medalhas e certificados.

Os alunos da Escola Estadual 7 de Setembro foram os maiores vencedores. Ao todo, mais de 50 participaram do prêmio. As coordenadoras Carli Renati Zanela e Jocirlei Fontana contam que os alunos se sentiram muito empolgados com o projeto MPT na Escola e que os professores usaram diferentes metodologias para incentivá-los.

Segundo a coordenadora Jocirlei, o projeto acrescentou muito aos alunos. “Eles conseguiram entender bem a diferença entre trabalho infantil e responsabilidade”. Para a coordenadora Carli, o projeto foi maravilhoso e pôde contar com o suporte do MPT, que enviou revistas e cartazes que orientavam os professores e estimulavam as crianças. “Percebemos um envolvimento muito grande dos professores e alunos”.

A procuradora do Trabalho Ludmila Pereira Araújo, responsável pela implementação do projeto em Juína, comemorou os resultados e parabenizou o Município. “Quando o MPT leva o projeto até algum Município, é muito importante que esse se empenhe na execução. Só assim é que a gente consegue obter um resultado positivo, com uma população mais conscientizada sobre o que é trabalho infantil”.
O procurador do Trabalho Marcel Bianchini Trentin também participou da cerimônia de premiação. Ele pontuou que o trabalho infantil tira a oportunidade das crianças estudarem, brincarem e conviverem com outras crianças. “Ao tirar isso das crianças, acabamos por impedir o desenvolvimento da imaginação, o desenvolvimento mental e físico necessários naquela idade”. O procurador apontou, ainda, o que essas crianças vivem nesses ambientes de trabalho. “Pressão, conflito capital de trabalho e com outro colega adulto durante o trabalho, convivência com conversas de adultos durante toda a jornada, risco de acidente de trabalho por não compreender as consequências da falta de prevenção, trabalho penoso, insalubre ou perigoso”.

Desenho

Durante a premiação, realizada no primeiro dia do Sarau, também ocorreu o lançamento da primeira adaptação da série “MPT em Quadrinhos” para desenho animado. A animação foi transmitida em TVs instaladas no local para a população presente.

A produção aborda o tema de trabalho infantil e traz reflexão a quem o assiste. De acordo com um dos organizadores, Adriano Souza, Secretário-adjunto de Cultura em Juína, desenho foi muito bem recebido pelo público, que lotou o espaço para sua exibição.

Em cada noite, a IV edição do Sarau das Artes e da Culinária Típica recebeu cerca de 3 mil pessoas. Com o objetivo de evidenciar o importante papel das mulheres nas diferentes facetas da arte e da cultura, o evento, maior evento cultural de Juína, contou com a participação da escritora Luciene Carvalho, autora de onze livros e primeira mulher negra a compor a Academia Mato-grossense de Letras.

Fotos: Prefeitura de Juína - https://www.facebook.com/pg/municipiodejuinamt/photos/?tab=album&album_id=2550926058285702&ref=page_internal

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

​Contato: (65) 3613-9165 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso |instagram: mptmatogrosso​​

Imprimir