Juína avança no combate ao trabalho infantil

08/07/2019 - O combate ao trabalho infantil se transformou em parte das disciplinas escolares para cerca de 150 pais e alunos da rede pública de Juína, que lotaram o auditório da Câmara Municipal para aprender mais sobre o tema. A palestra foi ministrada na última terça-feira (2) como parte do projeto denominado 'MPT na Escola', que conta com a parceria da Justiça do Trabalho.

O assunto foi apresentado pelo juiz da Vara do Trabalho de Juína, Ediandro Martins. A intenção é alertar, tanto os jovens quantos os seus responsáveis, sobre os problemas decorrentes da prática do Trabalho Infantil. 

O magistrado destacou a importância da divulgação desse problema para que toda a sociedade tenha conhecimento dos prejuízos físicos e psicológicos acarretados pelo trabalho precoce para crianças e adolescentes. “É também importante falar sobre a necessidade do rompimento do ciclo de pobreza, que só será conseguido por meio da educação de qualidade”, afirmou.

Ele também destacou na palestra a importância da profissionalização da mão de obra, com a contratação dos menores aprendizes nas empresas da região. “Está sendo feito um trabalho de conscientização. O MPT, inclusive, já notificou as empresas que estão descumprindo a cota”, disse.

As ações contra o trabalho infantil são importantes para combater os número alarmantes do problema. Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando de forma irregular. A erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025 é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, do qual o Brasil é um dos signatários.

Prêmio

No dia 5 de julho foi a vez da apresentação dos trabalhos da etapa municipal do Prêmio Ministério Público do Trabalho - MPT na Escola, que tem como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil", que consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos que participam do referido projeto em todo o território nacional.

A atividade aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Os vencedores desta etapa serão anunciados via internet na próxima quarta-feira, 10 de Julho. Todos os trabalhos serão expostos na IV Edição do Sarau das Artes e da Culinária Típica de Juína, que acontece nos dias 12 e 13 deste mês, no Bosque da Lagoa da Garça. Na oportunidade, as escolas participantes e os alunos vencedores serão premiados pelo Ministério Público do Trabalho e pela Justiça do Trabalho.

Confira aqui o vídeo da apresentação.

Informações: TRT-MT e Prefeitura de Juína

Imprimir