MPT contribuirá para elaboração da Agenda do Trabalho Decente de Cuiabá

11/11/2013 - Segundo diretora da OIT-Brasil, a oficialização do compromisso vai reforçar a campanha que está sendo promovida nacionalmente pela construção do trabalho decente durante a Copa do Mundo de 2014.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, Marcela Monteiro Dória, participou, na tarde da última quinta-feira (7), de ato solene para assinatura de memorando de entendimento para a construção da Agenda do Trabalho Decente de Cuiabá.

O evento ocorreu no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito Mauro Mendes, a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Edson Bueno.

Na ocasião, também foi realizada a posse dos membros do Conselho Municipal do Trabalho para o mandato 2013-2016 e firmado o Pacto pelo Trabalho Decente. Cuiabá é a segunda cidade do país, entre as subsedes da Copa do Mundo de 2014, a firmar publicamente o compromisso.

Segundo diretora da OIT, a oficialização do compromisso vai reforçar a campanha que está sendo promovida nacionalmente pela construção do trabalho decente durante a Copa do Mundo, com o objetivo de a preparar o país para os riscos que um evento dessa magnitude poderá trazer.

“Sabemos que grandes eventos esportivos sempre trazem muitas oportunidades de investimentos, geração de emprego, visibilidade das cidades e obras de infraestrutura, mas também existem riscos associados a esses grandes empreendimentos que são, por exemplo, a existência de formas precárias de trabalho, seja na preparação da cidade ou na realização do evento”, salientou.

A procuradora do Trabalho Marcela Dória elogiou a iniciativa e afirmou que o MPT contribuirá com a elaboração da Agenda do Trabalho, instrumento que ajudará a garantir o respeito às condições dignas de trabalho. “O MPT espera que os compromissos aqui firmados se concretizem em ações efetivas na defesa dos direitos dos trabalhadores, envolvendo um planejamento adequado para que esses grandes eventos não causem impactos negativos para os trabalhadores”.

Informações: Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT

 

 

Imprimir