Com apoio do MPT, IFMT inaugura novo bloco para programa de Pós-Graduação e Extensão

26/08/2019 - O campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou, na última quinta-feira (22), a solenidade de inauguração do Bloco M, que abrigará as atividades de extensão e pós-graduação do campus. Para a construção e funcionamento do bloco, o IFMT investiu mais de R$ 1,1 milhão. Desse total, R$ 206 mil foram destinados pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT).

O procurador do Trabalho André Canuto, responsável pela destinação, explicou as razões para seleção do projeto. "O MPT escolheu o IFMT como destinatário dos recursos oriundos de condenação judicial por entender que o desenvolvimento social depende necessariamente da educação e qualificação dos cidadãos. Assim, o principal meio de reparação do dano coletivo seria através do fortalecimento da educação pública".

O novo bloco conta com duas salas de aula, salas de orientação de professores, área administrativa e com novas mobílias e equipamentos para as atividades da Coordenação de Pós-graduação do campus. Outras duas salas do complexo foram destinadas para a Coordenação de Extensão, com um Laboratório de Extensão e uma sala de aula.

Entre os novos equipamentos adquiridos estão colorímetro, destilador, turbidímetro e balanças. “A proposta é oferecer um espaço com equipamentos de excelente qualidade para o andamento das pesquisas desenvolvidas no Campus. Para que essa obra fosse concretizada, foi fundamental o trabalho da equipe do Departamento de Administração e Planejamento do Campus”, comentou o diretor-geral do campus, Deiver Teixeira.

O projeto que garantiu os recursos do MPT é de autoria das professoras Nagela Siqueira e Rozilaine Faria. Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Barros, que representou o reitor William de Paula na cerimônia, o novo bloco fortalecerá ainda mais as pesquisas desenvolvidas no campus Bela Vista. “Trata-se de uma questão de orgulho para o IFMT, pois cria perspectivas na ampliação das atividades e aumenta a responsabilidade para trabalharmos ainda mais em prol da qualidade de ensino”, disse.

O pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinícius Taques, lembrou que as destinações do MPT tiveram grande impacto para o instituto. Segundo Taques, os valores já representam 91% do orçamento da instituição previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 para ações de investimento, reestruturação e modernização de Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

“O MPT tem essa política de destinar recursos de multas trabalhistas e dano moral coletivo para as localidades onde o dano ocorreu, para que a sociedade seja ressarcida. O compromisso que firmamos com o MPT foi de que tudo que fosse investido em algum momento retornasse para os nossos alunos regulares, que, em sua maioria, são alunos carentes, e para a comunidade. Esse é um momento histórico, emblemático. O objetivo do Ministério Público do Trabalho é a defesa do trabalhador, do trabalho e também da educação, assim como o nosso".

 

Informações: MPT-MT com IFMT

 

Imprimir