Fórum Mato-Grossense realiza evento para marcar Dia Mundial de Luta Contra Agrotóxicos

O evento contou com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, procurador regional do Trabalho Pedro Serafim

13/12/2018 - O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou, na última terça-feira (4), no auditório do MPT em Mato Grosso, um evento para marcar o Dia Mundial da Luta Contra os Agrotóxicos, data simbólica que alerta a população do mundo inteiro para os riscos inerentes à exposição aos agrotóxicos e presta homenagem às vítimas da tragédia ocorrida em uma fábrica de Bhopal, na Índia, há 34 anos, e que provocou a morte de mais de 10 mil pessoas.

O procurador regional do Trabalho em Pernambuco, Pedro Luiz Gonçalves Serafim, participou do evento e falou sobre a atuação do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, criado em 2009 com o objetivo de estimular e orientar iniciativas semelhantes nos estados brasileiros e de propor ações que visem à tutela da saúde do trabalhador e do população em geral, bem como do meio ambiente, em um cenário que tem o Brasil consolidado como maior mercado consumidor de agrotóxicos do mundo. 

No encontro, Serafim divulgou a agenda de atividades da entidade em 2018, que contou com a emissão de Recomendações e Notas Técnicas e a participação em seminários e audiências públicas. “O Fórum praticamente promove o direito à informação. A população precisa saber que não existe uso seguro do agrotóxico. Precisamos levar conhecimento sobre os riscos e chamar para um debate todos os setores da sociedade para, assim, encontrar caminhos alternativos, como da agroecologia. O Fórum Nacional e o de Mato Grosso têm o objetivo de criar essa rede de debate para que a sociedade possa buscar soluções, funcionando como instrumento de controle social”, salientou. 

O coordenador do Fórum Mato-grossense de Combate aos Agrotóxicos, Marcel Bianchini Trentin, ressaltou que o combate efetivo aos impactos dos agrotóxicos envolve a utilização de diferentes estratégias, entre eles o apoio à pesquisa. "Esse Fórum visa sempre o conhecimento. Nós temos vários estudos em parceria com a UFMT para descobrir, para pesquisar dados e trazer para a sociedade informação, o que envolve, os efeitos desse veneno no ambiente, no prato, nas pessoas, nos trabalhadores, enfim, é essa a nossa intenção. Fizemos esse evento, na data posterior ao dia que se lembra o Dia Internacional contra os Agrotóxicos, para divulgar os nossos trabalhos feitos esse ano", explicou.

O promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano também participou do evento. Na oportunidade, pesquisadores do Núcleo de Estudos Ambientais e de Saúde do Trabalhador (NEAST), do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fizeram uma exposição sobre o aplicativo 'Meu Agroecológico' e sobre os resultados da pesquisa “Avaliação da contaminação ocupacional, ambiental e em alimentos por agrotóxicos na Bacia do Juruena”.

Leia também:

Resultado de pesquisa na Bacia do Juruena é divulgada em reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

 Brincando com o veneno

Agrotóxicos: uma ameaça à soberania nacional

Facebook NEAT UFMT

 

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | http://www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir