Dia mundial da luta contra os agrotóxicos contará com evento no auditório do MPT em Mato Grosso

29/11/2018 - O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará, na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, um encontro para marcar o Dia Mundial da Luta Contra os Agrotóxicos.

O evento terá início às 09h, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, contará com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, procurador regional do Trabalho Pedro Serafim; com o coordenador do Fórum Mato-Grossense, o procurador-chefe do MPT-MT, Marcel Bianchini Trentin; com o promotor de Justiça Marcelo Caetano, e com o professor Maelison Silva Neves, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fórum de Mato Grosso

O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é composto de entidades da sociedade civil, instituições governamentais e não-governamentais e teve suas atividades retomadas em dezembro do ano passado. Foi criado para proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar ações integradas de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do meio ambiente. 

Lembrança trágica*

“O dia 3 de dezembro - Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos - remete ao maior acidente conhecido da indústria química, chamando a atenção para as consequências da intensa exposição ao veneno, que tem os agricultores como vítimas mais evidentes, embora persista a subnotificação.

O dia em que a cidade indiana de Bhopal foi devastada por uma nuvem de gás tóxico originada na fábrica que produzia o agrotóxico Sevin, em 1984, marcou o fim do sonho de prosperidade da região. Além dos 200 mil intoxicados e dos mais de 25 mil casos de cegueira, foram entre 4 e 10 mil mortes instantâneas. A tragédia seguiu perseguindo os sobreviventes com doenças crônicas e seus filhos com malformações congênitas.”

* Trecho do artigo de autoria dos procuradores do Trabalho Leomar Daroncho e Luísa Carvalho Rodrigues.

Imagem: Internet


Imprimir