Nota de Pesar - Falecimento de Dom Pedro Casaldáliga

O Ministério Público do Trabalho registra publicamente o reconhecimento do papel do bispo emérito de São Félix do Araguaia no combate ao trabalho análogo à escravidão

08/08/2020 - O Ministério Público do Trabalho lamenta o falecimento de Dom Pedro Casaldáliga Plá, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste dia 8 de agosto de 2020 às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais (SP).

Mesmo após a abolição formal da escravatura no país, em 1888, muitos eram os casos de trabalho análogo à escravidão que continuavam a ocorrer, e inúmeras foram as tentativas de denunciar essa prática. Atento a essa realidade, Dom Pedro Casaldáliga escreveu, em 1970, o primeiro dos seus vários textos-denúncia: “Escravidão e Feudalismo no norte de Mato Grosso”. Esse texto evoluiu para a Carta Pastoral “Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social”, divulgada após Dom Pedro ter assumido oficialmente o posto de bispo da Prelazia, em 1971.

O documento deu voz forte à persistência do trabalho escravo no Brasil, e acabou reforçando a adoção de medidas pela erradicação dessa prática, como a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e, alguns anos depois, da própria Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do MPT. A luta de Dom Pedro, então, se eternizou, e o MPT vem registrar publicamente o reconhecimento do papel do bispo nessa luta tão cara aos objetivos fundamentais da instituição.

Com informações da PGT

Imprimir