Campanha do MPT marca os dez anos do Estatuto da Igualdade Racial

Nas próximas semanas, será lançado ainda um site com banco de imagens de profissionais negros e negras em espaços de protagonismo no trabalho

21/07/2020 - Para marcar os 10 anos do Estatuto de Igualdade Racial (lei 12.288/10), o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, no último dia 20, uma campanha nacional nas redes sociais com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância deste instrumento, que busca garantir a efetivação da igualdade de oportunidades e de direitos à população negra e o combate à discriminação em todas as suas formas.

O estatuto reforça direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição de 1988 e sua efetividade também é uma das metas prioritárias de atuação do MPT, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade). 

Entre as ações da Coordigualdade, foi criado, em 2018, o Grupo de Trabalho de Raça (GT de Raça), a fim de traçar estratégias nacionais de atuação do MPT na luta pelo respeito à diversidade étnico-racial, pela Igualdade de oportunidades e contra o racismo estrutural, no mercado de trabalho.

Além das peças da campanha com mensagens informativas e direitos previstos no Estatuto, nas próximas semanas será lançado site com banco de imagens de profissionais em espaços de protagonismo no trabalho, de forma a reconhecer o lugar legítimo da população negra nas diferentes áreas de atuação, com o objetivo de desconstruir estereótipos e fortalecer iniciativas de empregabilidade e inclusão no trabalho..

Com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) , da UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância), ANPT (Associação Nacional de Procuradores do Trabalho), ANAMATRA (Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho) e dos Juízes para a Democracia, o site da campanha também contará com histórias, informações da legislação e este banco de imagens inédito no país, com fotos de alta qualidade para download gratuito.

Banco de imagens - O banco de imagem do site Lugar Legítimo é uma ideia que partiu de uma ausência de fotografias publicitárias com a população negra em lugar de destaque em ambientes de trabalho. A campanha propõe que agências, publicitários, influenciadores e até estudantes tenham acesso a imagens que reforcem os valores do Estatuto de Igualdade Racial, para evitar perpetuação de estereótipos associados a população negra que reforçam o racismo estrutural. Acompanhe nas redes do MPT a campanha e aguarde o lançamento do site, em breve, com maiores informações sobre o banco de imagens.

Outras ações do MPT - Conheça ainda o Pacto Nacional de Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho, disponível aqui.

Confira a íntegra da nota técnica do GT de Raça para estimular ações afirmativas nas empresas.

Acesse a revista MPT em Quadrinhos nº 40 que fala sobre Racismo x Igualdade.

Informações: PGT

Contato: (65) 3613-9100 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso | instagram: mptmatogrosso

Imprimir