Publicado edital do Prêmio MPT na Escola 2020

Concurso irá selecionar melhores trabalhos de estudantes da rede pública sobre os temas aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil

27/02/2020 – Foi publicado o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2020 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Os participantes têm que estar matriculados em instituições de ensino que aderiram ao projeto.

 "Levar a temática da prevenção e erradicação do trabalho infantil para a comunidade escolar é essencial porque contribui com a formação cidadã de crianças e adolescentes, conscientizando-os de que são titulares de direitos fundamentais (ao lazer, à saúde, à educação, à cultura, à cultura, à profissionalização, à dignidade, entre outros), os quais lhe são devidos com prioridade absoluta pelo Estado, pela família e pela sociedade. Além disso, é possível trabalhar a desconstrução dos mitos criados em torno do tema, a exemplo dos pensamentos 'é melhor trabalhar do que roubar', como se houvesse apenas duas alternativas para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ou 'a criança precisa trabalhar para ajudar a família', mentalidade que inverte a toda a lógica da proteção e do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente", explica a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT, procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos.

O concurso receberá inscrições em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho e curta-metragem. Cada escola poderá inscrever até cinco trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria.

O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Premiação nacional

A seleção ocorrerá com ganhadores nas etapas municipal, estadual e nacional. Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do prêmio na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 18 de setembro de 2020.

Para inscrever as produções na etapa nacional, o coordenador regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) deverá encaminhá-las para o e-mail mptnaescola@mpt.mp.br.

Confira o edital.

Informações: PGT

Imprimir