Escola de Rondonópolis participa do projeto de prevenção e combate ao trabalho escravo

Ministério Público do Trabalho destinou computadores e materiais para a criação de uma nova sala de informática.

27/08/2019 - Na última quarta-feira, dia 14, foi realizada a culminância do projeto “Para Acabar com Escravidão Somente com Educação”, desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em parceria com a Escola Municipal 14 de Agosto, no assentamento Chico Mendes, em Rondonópolis, com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT).

Segundo o procurador do Trabalho Állysson Feitosa Torquato Scorsafava, "a reversão direta do valor das condenações para projetos que beneficiem a comunidade é a outra ponta da atuação do MPT. A ação do órgão não se esgota quando reprime irregularidades nas relações de trabalho, mas continua em prol da sociedade quando decide o que fazer com as multas e indenizações que são pagas em razão disso. Todas as sanções aplicadas em decorrência da atuação do Ministério Público são destinadas a fundos, projetos e entidades que beneficiam a localidade onde ocorreu a intervenção do órgão". 

Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre eles alunos, pais e mães, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis. Resultado de três meses de trabalho, o objetivo do projeto foi levar aos alunos da escola e à comunidade o conhecimento sobre o trabalho escravo a partir da Campanha Nacional da CPT intitulada 'De Olho Aberto para Não Virar Escravo'.

Foram realizadas palestras, rodas de conversas e formações com professores. Os alunos também participaram com apresentações teatrais, criações de poemas, desenhos e textos sobre o tema.

Ao final da mesa, a diretora da escola, Vanise Paula Sodré de Oliveira, falou da importância da parceria. “Além de capacitar os professores, contribuiu com a orientação dos alunos que participaram". Ela também agradeceu a parceria do Ministério Público do Trabalho pela destinação dos computadores e solicitou à Secretaria de Educação um orientador para auxiliar os alunos na nova sala de informática.

Informações: MPT/MT e CTP

Fotos: CTP

 

Imprimir