Novo observatório aprimora divulgação de dados de trabalho escravo e tráfico de pessoas

Ferramenta oferece informações mais contextualizadas e facilita a formulação de políticas públicas em municípios
03/07/2019 - Com o objetivo de apresentar dados de forma mais intuitiva e contextualizada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a nova versão do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. A ferramenta traz como novidade a divulgação de dados municipais para que gestores analisem e formulem políticas públicas efetivas sobre o tema.

Clique aqui para acessar o site.

O novo Observatório está subdividido em quatro áreas: Panorama Geográfico, Perfil dos Casos de Trabalho Escravo, Proteção Social e Garantia de Direitos e Fluxos Migratórios Nacionais. Dessa forma, é possível avaliar o aprimoramento de políticas públicas tanto dos locais de naturalidade quanto os de residência dos trabalhadores resgatados, medir a presença de diferentes órgãos estatais e de entidades que constituem a rede de proteção social, conhecer vulnerabilidades de acordo com o perfil etário e de sexo, a escolaridade e a raça dos resgatados, além das principais rotas percorridas pelos trabalhadores.

Outra novidade é a disponibilização de mapas de calor por municípios. O recurso representa, conforme suas cores, a ocorrência do trabalho análogo ao de escravo. A variação de cores frias para cores quentes (de forma crescente) indica locais de maior intensidade de resgates além da residência declarada e naturalidade de trabalhadores.

Segundo o vice-coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do MPT, Ulisses Dias de Carvalho, a nova versão da ferramenta traz como principal avanço a divulgação de informações de modo mais facilitado por meio da técnica de storytelling. “O novo Observatório é mais uma ferramenta que vem para aprimorar a formulação de políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas”, disse.

Observatório

Os Observatórios Digitais/SmartLab são uma iniciativa conjunta do MPT e da OIT Brasil. Trata-se de uma ferramenta digital inovadora de cruzamento de dados públicos que permite a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas, projetos e políticas públicas de promoção do trabalho decente no país.

Há dois anos, foram lançados os Observatórios de Segurança e Saúde no Trabalho e do Trabalho Escravo. Este ano, houve ampliação de observatórios temáticos como o do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros, já disponível, e os do Trabalho Infantil e Diversidade no Trabalho, que serão lançados em breve.

Para cada Observatório, dados públicos foram extraídos de centenas de fontes, compilados, organizados e tratados. A plataforma incorpora, automatiza e atualiza uma série de indicadores do Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Descente (SIMTD), desenvolvido no âmbito da OIT Brasil em cooperação com o IBGE e o governo brasileiro.

Informações: PGT

Imprimir