MPT e IFMT firmam parceria para implantar projeto de fazenda agroecológica

27/11/2018 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Fundação Uniselva firmaram, no mês de novembro, um acordo de cooperação técnica para a realização do projeto de extensão “Implantação do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica do Cerrado”, a ser desenvolvido no campus São Vicente, a cerca de 70 km de Cuiabá.

O objetivo do projeto é criar um Centro Vocacional Tecnológico Referência em Agroecologia e Produção Orgânica (CVT do Cerrado), visando à construção de conhecimentos e desenvolvimento de práticas aliadas ao ensino, pesquisa e extensão. Na avaliação do procurador-chefe substituto do MPT em Mato Grosso, Rafael Mondego Figueiredo, a parceria com o IFMT é positiva por possibilitar o fomento à agricultura sustentável. 

"O Ministério Público tem esse norte, de dar um retorno de sua atuação à sociedade. E nesse momento de crise financeira é importante ter uma visão social e destinar os recursos obtidos em condenações a essas finalidades. É muito tocante observar o que pode resultar da nossa atuação: além de combater a ilegalidade, podemos promover uma união de forças para trazer melhorias de condições de vida à sociedade”, pontuou.
 
A reitora substituta do IFMT, Gláucia Mara de Barros, falou sobre a iniciativa. “São duas instituições comprometidas com o bem comum estabelecendo uma importante aliança. O IFMT mais uma vez oferece à comunidade interna e externa o seu melhor: a educação. Em contrapartida, o investimento do Ministério Público do Trabalho nos fortalece e nos credencia para que outras instituições do mesmo porte e com a mesma credibilidade venham ao nosso encontro e firmem parcerias tão fortes e seguras quanto esta”, destacou.
 
Pioneirismo 
 
O caráter pioneiro da fazenda agroecológica dentro do maior campus agrícola do país foi ressaltado pelo pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinícius Taques Arruda, e pelo diretor-geral de São Vicente, Livio dos Santos Wogel.
 
“O CVT, além de inédito, será uma referência na região e nos aproximará da comunidade. À medida que o projeto for sendo executado, as capacitações oferecidas, surgirão novas demandas e novas possibilidades de ação com esse público”, observou Taques. "Esse projeto de agroecologia demonstra uma nova maneira de fazer produção agrícola, atingindo não apenas o agronegócio, mas também a pequena escala, com nenhum uso de agrotóxico. O IFMT abre esse espaço para ensino, pesquisa e extensão de qualidade, contemplando diversas formas de produzir", completou Wogel.

 Fonte: IFMT com alterações

Imprimir