Destinação garante oferta de 225 vagas para cursos profissionalizantes em Colíder

24/07/2019 - A Vara do Trabalho de Colíder autorizou o repasse de 153,6 mil reais para a realização de cursos profissionalizantes na região. Serão abertas 225 vagas para capacitação a ser realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), também voltadas para jovens infratores.

As vagas fazem parte do projeto “Formar para Socializar 2” e tem previsão de início em agosto.

O repasse dos valores foi aprovado pelo Comitê Multi-institucional de Colíder, entidade que conta com a participação das justiças do Trabalho e Estadual, dos ministérios públicos Estadual e do Trabalho (MPE e MPT), e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os recursos são oriundos de Ações Civis Públicas movidas na Justiça do Trabalho pelo MPT.

A parceria com o Senai visa a realização de cursos nas modalidades de Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional para atendimento em diferentes áreas do ensino profissionalizante.

A capacitação irá incluir cursos de auxiliar administrativo, salgadeiro, auxiliar de recursos humanos, operador de computador e recepcionista. Ao todo, serão 9 turmas novas a serem criadas.

A oferta dos cursos tem como função garantir a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da educação. O Senai destaca que a parceria com o Comitê vai possibilitar condições de acesso e a geração de oportunidades, promovendo o desenvolvimento da cidadania e do município e a garantia do bem estar social.
Conforme o Senai, o curso será destinado à jovens em conflitos com a lei, pessoas com deficiência, trabalhadores sem ocupação e socialmente vulnerável, pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social e pessoas da melhor idade.

A Guarda Mirim de Colíder também foi beneficiada com recursos destinados pelo Comitê Multi-institucional da cidade. A instituição irá receber uma van para transporte das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto social.

A destinação também vai proporcionar a manutenção do professor de música na instituição, que dará continuidade a um projeto que já vem sendo realizado com apoio do Comitê. 

Informações: TRT-MT

 

Imprimir